Mashfeed – redefinindo a análise de social media

Indiscutivelmente, o mundo dos social media ocupa um papel absolutamente crucial em qualquer área de negócio ou de atuação, mas podemos dar um especial ênfase à revolução que estes vieram criar na área da comunicação e, naturalmente, das Relações Públicas. Estas novas ferramentas oriundas da evolução do digital vieram possibilitar às organizações o estabelecimento de relações de ordem bidirecional entre os seus públicos – onde estes últimos representam uma parte ativa daquilo que sucede no âmbito da instituição em causa.

Assim, torna-se cada vez mais imprescindível a monitorização e acompanhamento dos social media referentes às organizações,  porque é, muitas das vezes, através destas que os públicos encontram a sua voz. Por isto, o conteúdo divulgado nas diferentes plataformas da entidade terão de ser devidamente pensados, estruturados e organizados, de forma a causar o impacto desejado. Esta recente realidade aplica-se a todas as áreas de mercado – pelo que, obviamente, também se ajusta à mais pequena companhia área que queira estar atenta ao comportamento e tendências dos seus públicos, de forma a garantir o sucesso das suas intervenções públicas.

Tendo em conta as proporções abismais do mundo dos social media e das suas diferentes características, torna-se importante considerar diversas ferramentas de monitorização que facilitam estas mesmas análises. No âmbito das Relações Públicas, podemos encontrar o PRStack, que reúne um conjunto bastante significativo de ferramentas que nos podem ser úteis – de entre as quais, o Mashfeed.

O Mashfeed é uma ferramenta gratuita de análise de social media, que consegue, de uma forma bastante apelativa, pesquisar, explorar e reunir numa só plataforma conteúdo que vá ao encontro da análise que queremos. Estas funcionalidades são então desenvolvidas tanto combinando os tópicos que interessam ao utilizador, como também descobrindo novos  assuntos que representar um bónus na sua pesquisa. Esta ferramenta encontra-se apenas disponível em aplicação para IOS.

mashfeed

Esta tool recebe o nome Mashfeed exatamente pela sua dinâmica de funcionamento: podemos criar coleções de conteúdo organizadas em feeds – que podemos configurar como privados ou públics – que juntam utilizadores relevantes e hashtags relacionadas com os tópicos sobre os quais pretendemos estar atualizados. Para além de nos permitir a criação da nossa própria coleção de conteúdos, podemos ainda seguir coleções de outros utilizadores do Mashfeed. Neste momento, são o Instagram, Youtube, Twitter e Facebook que tomam lugar nas análises desta plataforma – apesar de ser permitido aos utilizadores que sugiram outros social media ainda não listados.

O que vem então trazer de diferente o Mashfeed, já que existem tantas outras plataformas que agregam conteúdos de diferentes social media? Aquilo que diferencia realmente esta aplicação é o facto de permitir que os utilizadores não só selecionem o conteúdo que querem seguir, mas que o organizem da forma que pretendem. Podemos, assim, a partir dos nossos canais públicos ou privados, adicionar utilizadores específicos, páginas, hashtags ou até mesmo subscrever canais organizados por outros utilizadores do Mashfeed, bem como acompanhar os trend topics.

screen1136x1136A ideia para a criação desta aplicação surgiu quando Adam Mashaal percebeu que passávamos demasiado tempo nos feeds das nossas diferentes social networks a tentar encontrar conteúdo que nos interessasse realmente.

“Say, for instance, you love looking at surfing photos and keeping up with what surfers are posting across multiple platforms. You can try blindly searching for ‘surfing’ on Instagram or YouTube, and you might even find a few users to follow. (…) But even then, you have to wait for cool surfing posts to pop up in your feed, all while jumping between sites. The process is disjointed and laborious.” – Adam Mashaal

Assim, o principal objetivo do Mashfeed é permitir que encontremos exatamente o que queremos da forma mais rápida e cómoda possível.

À primeira vista, a ferramenta pode ser mais indicada para o cidadão comum, que pretende simplesmente estar informado acerca de um ou outro assunto. No entanto, o Mashfeed assume um papel importantíssimo para as organizações e marcas: tendo em conta a importância de conhecer aquilo que os nossos públicos pensam de nós e das nossas ações, é crucial que as instituições, atualmente, façam uma gestão e um tratamento adequados dos social media que utilizam, bem como das conversas que estas geram entre os diferentes stakeholders. Assim, o Mashfeed facilita esta gestão e acompanhamento, exigindo apenas às organizações que selecionem as hashtags ou keywords que querem analisar – a partir daqui, aquilo que as pessoas dizem sobre a organização torna-se facilmente disponibilizado. Para além disto, as organizações conseguem ainda analisar tendências de mercado e interesse de potenciais consumidores.

Apesar de claramente vantajosa e completa, esta aplicação peca pela sua reduzida acessibilidade: o facto de estar apenas disponível para dispositivos IOS reduz as hipóteses de utilização do Mashfeed.

Disponível em: http://techcrunch.com/2014/04/15/mashfeed/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s